sábado, 6 de dezembro de 2008

Jogo da Velha Tridimensional




Este jogo foi apresentado no 10º Encontro Municipal de Matemática e desenvolvido com os alunos da 8º série na Escola Municipal Paul Harris. O objetivo e as regras do jogo estão descritos abaixo.








OBJETIVO: O jogo explora conceitos de linha horizontal, vertical e diagonal, organização de raciocínio, elaboração de hipóteses, análise de probabilidades e checagem de resultados. Além disso, desenvolve a visão espacial, pois força o participante a olhar os outros planos e não só o primeiro, como no modelo tridimensional.

REGRAS: O jogo é disputado por duas ou três crianças. No caso de uma dupla,
cada jogador recebe 13 peças e quem começa a partida coloca uma a mais.
Com três jogadores, cada um fica com nove peças. A partida começa
com as bandejas vazias e inicia quem ganha na sorte, como no par-ou-ímpar.
◗ O objetivo é fazer o maior número de alinhamentos, seja na vertical,
na horizontal ou na diagonal. Para isso, também vale contar com
as peças de outros andares, ou seja, o alinhamento pode ser feito
em três dimensões.
◗ O primeiro jogador escolhe um lugar para colocar a sua peça.
O segundo seleciona outro espaço. O terceiro faz a mesma coisa.
Os movimentos prosseguem até todas as casas serem ocupadas.
◗ Ganha quem fizer o maior número de seqüências de três peças em linha reta.
Vale lembrar que, ao se considerar todos os andares, uma mesma peça pode
compor mais de uma seqüência. Na hora da contagem, provavelmente, os participantes enxergarão algumas que não tinham notado durante a partida.

3 comentários:

Prô Michele Helena disse...

Ola Marciane tudo bem, curso matemática e estou desenvolvendo minha pesquisa de conclusão do curso com o tema do Jogo da velha 3D, e estou precisando de algumas informações, e acredito que vc pssa me ajudar meu email é helenamendes2008@gmail.com, s evc puder contatar o mais rapido possivel ficarei grata.
Michele

Pri Ferreira disse...

Eu tb escolhi esse tema, do jogo da velha 3d e gostaria de saber se vc tem a referência da Revista Nova Escola sobre esse jogo.Se tiver por favor vc pode me mandar!!!Obrigada.meu e-mail é cyla_ferreira@hotmail.com

Unknown disse...

Olá maci...
eu tenho que fazer um trabalho sobre jogo da velha 3d e queria que mandasse mais algumas informaçoes para meu email : marcelasoares06@live.com
muito obg pela paciencia....